Personagens - Afluente
top of page

Personagens - Afluente


Assim como a Língua Negra, o Afluente segue o arquétipo de “Guardião do Limiar”, impedindo ou dificultando que o herói chegue ao seu destino. Neste caso específico, o Afluente não permite que Douradinho encurte sua aventura, tornando-se ele mesmo uma alternativa mais rápida do “paraíso” que o peixinho espera encontrar na nascente do rio.


Vaidoso, autoritário, inflexível e até insensível de início, o Afluente tem o comportamento de um rigoroso militar em seu posto, conhecedor de tudo que transita por ali, não deixando que Douradinho carregue para suas águas limpas um “lixo terrível” como a latinha.


É ele quem apresenta ao herói, e também ao leitor, um dos grandes poluidores dos rios, o lixo industrial que vem das fábricas.


“- Realmente, não dá pra entender, rapaz! O ser humano é um animal estranho. Cria coisas belíssimas e, por meio delas, destrói outras belezas…”


Com esta frase acima, o Afluente faz uma bela reflexão a respeito do consumismo e de como as sociedades humanas se afastaram do que realmente é essencial à vida: estar em harmonia com o meio ambiente.


Este capítulo do livro “Amiga lata, amigo rio” também sugere o conceito de bacia hidrográfica, de como todas as fontes de água estão interligadas, formando grandes redes. As ilustrações do Estúdio Rebimboca reforçam e complementam esta informação, mostrando graficamente outros perigos que cercam os rios, como barragens de rejeitos, hidrelétricas etc.

“Apesar de duro, um comportamento condizente com uma visão de crise provocada pelo medo da escassez, o Afluente aponta que temos, na criança que todos fomos e que nunca deixará de habitar nosso espírito, os meios para alcançarmos a felicidade.”, diz o autor Thiago Cascabulho.


bottom of page