O peixe cascudo
top of page

O peixe cascudo

O personagem Douradinho, da obra “Amiga Lata, Amigo Rio” é um peixe cascudo. O cascudo é um peixe muito comum nos rios e lagos das Américas, pertencente à família Loricariidae, podendo chegar a pesar até 1,5 kg. Ele é chamado de cascudo pois suas escamas formam uma espécie de armadura ou carapaça flexível, geralmente de coloração parda com manchas escuras. Uma outra característica marcante é sua boca em forma de ventosa, que facilita a fixação do peixe em pedras ou até no vidro do aquário.


Os cascudos habitam o fundo das águas, alimentando-se de lodo e restos orgânicos em geral. Por ser fácil de encontrar, recebe muitos nomes diferentes e curiosos Brasil afora, como Cari, Acari, Bodó, Boi-de-Guará ou Bufão. Em lojas de animais, também é popularmente chamando de Chupa-pedra ou Limpa-fundo, muito embora ele não seja capaz de manter por si só o fundo do aquário limpo.


Na gastronomia, sua carne é considerada uma iguaria por seu sabor forte, sendo utilizada em sopas e diversos outros pratos.


Muito comum tanto no Paraíba do Sul quanto no Rio Doce, foi uma das espécies mais resgatadas por pescadores e voluntários após o desastre que se deu com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Mariana.

bottom of page