Douradinho no coração do Vale

Dia 17 de maio - QUARTA

Seguimos nossa jornada pelo coração do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo. Nesta manhã eu e o fotógrafo e presidente do Instituto pelo Bem do Planeta, Ricardo Abrahão, fomos recebidos e conduzidos pela amiga Maria das Graças, da Secretaria de Educação de Caçapava, até duas escolas.


Na EMF Raife Mafuz, nos encontramos com 85 alunos no patio da escola. Já na EMEF Reverendo Eliel, conversamos com 35 alunos em seu ótimo espaço de leitura. Lá surgiram muitas ideias para a realização das duas etapas do projeto, e todos ficaram muito entusiasmados com a Gincana Play the Call. Nestas duas ocasiões tivemos a chance de conversar bastante com os educadores das escolas, tirar dúvidas e trocar ideias.


Na parte da tarde voltamos para São José dos Campos e nos apresentamos na EMEF Professora Otacília, para 61 alunos. As educadoras me pediram para escrever uma mensagem em um mural que os alunos fizeram para o projeto. Depois partimos para a EMEF Mercedes Klein, onde nos encontramos com 91 alunos do 5º ano. Aliás, que escola maravilhosa! Eles tem um bosque dentro da escola, e uma horta gigantesca! Ao final do encontro conheci a Elisa e Andréia, responsáveis pelo inovador programa de revitalização de nascentes. Como o Paraíba precisa de mais ações como esta...

Dia 18 de maio - QUINTA


Depois de uma merecida manhã de descanso, partimos para a primeira contação de histórias do dia, na EMEF Professora Mariana Teixeira Cornélio, onde 94 nos esperavam no refeitório. Depois de um bate papo agradável com alunos e educadoras, pegamos a estrada para São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, até a EMEF Mercedes Rachid. Nossa equipe de adesão fez questão da participação desta escola no projeto, pois São Francisco Xavier se encontra em uma região de mata atlântica preservada, com apenas 4 mil moradores, um manancial para a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul. Lá me apresentei para 106 alunos. Terminamos o dia em um café animado com nossa colega ambientalista Bia Pureza, que vive em São Francisco Xavier e participa da militância local.


Dia 19 de maio - SEXTA


A Sexta-feira corrida começou às 10h na EMEF Conceição Aparecida, em Jacareí. Que escola enorme! Nem o frio e a chuva espantou os 213 alunos que já haviam trabalhado o livro em sala, e feito muitos trabalhos, como desenhos e redações.


Depois do almoço demos um pulo em São José, até a EMEF Professora Vera Lúcia, que fica às margens do Paraíba do Sul. Lá estivemos com 49 alunos do 5º ano. Depois, voltamos para jacareí, para terminar o que começamos mais cedo na EMEF Conceição Aparecida. Ufa! Coroamos a semana com o maior público até agora: 305 alunos!