De São José à Aparercida

Segunda semana na estrada... Tudo parece ficar mais fácil com a prática do fazer. Ainda estamos no Estado de São Paulo, vamos descendo o Paraíba do Sul pela rodovia Presidente Dutra, cidade após cidade, escola após escola. Para quem vê de longe, pelas fotos, pode parecer que entramos em um loop de repetição, onde tudo parece igual. Mas para nós, que vivemos um pouquinho de perto cada escola, sentimos as grandes diferenças entre os públicos e os espaços, diferenças que afetam gravemente as apresentações que fazemos.


22 de maio – SEGUNDA


Ainda estamos em São José dos Campos, a maior cidade do Projeto Douradinho em 2017. Nos impressiona a qualidade estrutural das escolas. Na EMEF Maria Amelia, por exemplo, onde nos apresentamos para 70 alunos, todas as salas possuem lousa eletrônica. Começamos a semana bem, em uma escola muito engajada! Terminamos a manhã na EMEF Professor Geraldo de Almeida, com a presença de 104 alunos.

Já nossa tarde foi atípica! Depois de conversar com 94 alunos da EMEF Professora Sônia Maria, fomos entrevistados pela TV Vanguarda, filial da Rede Globo na região. Gravamos com os alunos perto de uma nascente que brota no terreno da escola.


23 de maio - TERÇA