Douradinho e a jornada do herói
top of page

Douradinho e a jornada do herói

O antropólogo americano Joseph Campbell, estudioso de mitologia e literatura, cunhou em seu livro de 1949, “O Herói das Mil Faces”, o conceito da jornada cíclica presente em narrativas de todo tipo, chamado de Monomito ou Jornada do Herói. Segundo Campbell, as histórias seguem um padrão básico com 12 estágios. Os estudos de Campbell são tão influentes até hoje, que escritores e roteiristas se baseiam nestes conceitos para criarem suas obras.


Embora o livro “Amiga Lata, Amigo Rio” não tenha sido escrito com a Jornada do Herói em mente (só fui conhecer o conceito de Campbell alguns anos depois do livro publicado), ela está muito presente na jornada do cascudo Douradinho.

Abaixo relaciono os 12 estágios da jornada do herói com a jornada do Douradinho. Espero que esta análise breve possa ajudar professores e estudantes em suas leituras do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”.


1. Mundo Comum - O mundo normal do herói antes da história começar.

A história começa com o peixe cascudo vivendo sua via ordinária, buscando alimento no rio poluído em que vivia.

2. O Chamado da Aventura - Um problema se apresenta ao herói: um desafio ou a aventura.

O Velho Cascudo convida Douradinho a parar de nadar e, junto com outros peixes, entregarem sua sorte à correnteza para serem levados até o mar “desconhecido”.

3. Reticência do Herói ou Recusa do Chamado - O herói recusa ou demora a aceitar o desafio ou aventura, geralmente porque tem medo.

Douradinho reflete se deve ou não atender ao convite do Velho Cascudo.

4. Encontro com o mentor ou Ajuda Sobrenatural - O herói encontra um mentor que o faz aceitar o chamado e o informa e treina para sua aventura.

A latinha que Douradinho carrega se prende em um monte de lixo. Ele interpreta isto como um sinal da amiga, para que ele vá para a outra direção, não mais para o mar, mas para a nascente do rio, nadando contra a corrente.

5. Cruzamento do Primeiro Portal - O herói abandona o mundo comum para entrar no mundo especial ou mágico.

Douradinho conhece a Língua Negra, que tenta convencê-lo a não seguir para este caminho.

6.Provações, aliados e inimigos ou A Barriga da Baleia - O herói enfrenta testes, encontra aliados e enfrenta inimigos, de forma que aprende as regras do mundo especial.

Depois de fugir da Língua Negra, Douradinho conhece a Árvore, e aprende mais sobre seu rio e sobre a humanidade.

7. Aproximação - O herói tem êxitos durante as provações

Pela primeira vez na vida, Douradinho conhece o sabor das águas limpas de um Afluente, e começa a se recuperar de tantos anos respirando poluição.

8. Provação difícil ou traumática - A maior crise da aventura, de vida ou morte.

Douradinho conhece de perto o Ser Humano e enfrenta o maior perigo de todos, alardeado pelos personagens anteriores, que temem a humanidade.

9.Recompensa - O herói enfrentou a morte, se sobrepõe ao seu medo e agora ganha uma recompensa (o elixir).

Douradinho chega finalmente na nascente do rio, podendo desfrutar de um ambiente saudável como nunca tinha visto.

10.Ressurreição do Herói - Outro teste no qual o herói enfrenta a morte, e deve usar tudo que foi aprendido.

Douradinho perde sua amiga lata, elemento que até então demarcava a sua identidade. Ele tem que aprender que seu “EU” não está ali, mas em si mesmo.

11.O Caminho de Volta - O herói deve voltar para o mundo comum.

Douradinho volta para o lado poluído do rio, para espalhar sua mensagem.

12. Regresso com o Elixir - O herói volta para casa com o "elixir", e o usa para ajudar todos no mundo comum.

Douradinho leva uma semente para ser plantada ao lado de sua amiga árvore. Enquanto isto, sua mensagem de preservação é divulgada pela menina Lúcia entre os humanos.

bottom of page