Na casa do meu rio

O Projeto Douradinho chegou em casa! Finalmente volto a percorrer as cidades tão familiares para mim, onde estão muitas memórias da infância e do início da carreira como escritor. Em algumas escolas o livro Amiga Lata, Amigo Rio não era tão desconhecido, pelo menos as primeiras duas edições, já tendo sido usado por educadoras no passado. Aqui fiz este retorno ao rio Paraíba, onde o trabalho parece apenas começar novamente...


Escolhi o especial 05 de junho, dia do Meio Ambiente, para estar entre as cidades que primeiro me acolheram como escritor: Volta Redonda e Barra Mansa. Pela manhã estive nas escolas Amazonas e Mato-Grosso, conversando com 61 alunos do 4º e 5º anos. A tarde, já em Barra Mansa, fui até o Parque Ambiental receber mais 76 alunos. Nesta ocasião pode levar um convidado especial, o parceiro Bianco Marques, compositor e um dos autores da adaptação do meu livro para o teatro e para áudio-livro, para dar uma palhinha das canções do espetáculo; e receber um anfitrião igualmente especial, o meu amigo de infância e prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable.


Na manhã seguinte, ainda em Barra Mansa, mais 53 alunos foram ao Parque Ambiental. Depois, eu e o fotógrafo Ricardo Abrahão fomos até a prefeitura conversar com o Secretário de Educação e o Superintendente de Cultura sobre o andamento do projeto na cidade. Mais tarde, concluímos Volta Redonda, com duas escolas da periferia no bairro Roma I, com a presença total de 135 alunos.