Chapada dos Veadeiros, terra e verde
top of page

Chapada dos Veadeiros, terra e verde

O Projeto Douradinho passou a primeira semana de agosto de 2017 desbravando a Chapada dos Veadeiros, em GO. Foram 09 municípios visitados pelo autor Thiago Cascabulho e pelo fotógrafo Ricardo Abrahão. Abaixo segue o relato do autor a respeito de mais esta experiência pelo cerrado Brasileiro.


----


Estamos no cerrado. O Douradinho já me trouxe aqui algumas vezes, mas sempre me sinto meio estranho, alienígena neste bioma tão diferente da Mata Atlântica, onde nasci e cresci. O Cerrado é rico e surpreendente demais! Cruzar estas estradas secas de terra vermelha, tão rica de águas, com cachoeiras belíssimas e uma fauna que nos cativa a cada curva, é como olhar para um Brasil ainda selvagem, com muito a dar, mas também necessitado de muita ajuda para se desenvolver.


Começamos nossa aventura em um município já conhecido meu, Cocalzinho de Goiás, terra boa, lugar em que fui reconhecido por professores que já tiveram contato com meu trabalho em edições passadas do livro Amiga Lata, Amigo Rio. Na E. Municipal Maria do Carmo conversei com 263 alunos. Já começamos com a casa cheia!Depois fomos para Mimoso de Goiás mas, infelizmente, não foi possível nos encontrar com os alunos ali. Devido a um evento religioso tradicional na região, a secretaria de educação decretou semana de recesso escolar de última hora.


Com isto, chegamos mais cedo em Água Fria de Goiás, a chamada “Princesinha do Leste Goiano”. Para aproveitar a oportunidade de ganho de tempo, realizamos ali o encontro agendado pala manhã e um extra na parte da tarde, ambos na Escola Raimundo Jesus Paiva, onde estiveram presentes um total de 201 alunos. Depois de 3 horas de estrada de chão de terra e muitas paradas para fotografar a Chapada, chegamos em Colinas do Sul, um dos pontos de partida obrigatórios para quem quer trilhar e conhecer as belezas naturais de Goiás. No Colégio Municipal Maria Auxiliadora estivemos com 188 alunos interessados no peixinho Douradinho.

No dia seguinte, pegamos o caminho de volta até a BR, para uma apresentação às 13 horas na Academia da Saúde, em Teresina de Goiás. Várias escolas estiveram presentes nesta ocasião, incluindo crianças da educação infantil. Conversamos debaixo de um frondoso pé de manga com 132 crianças e seus professores.

Seguindo viagem, chegamos em Cavalcante, casa de tantas cachoeiras que não pudemos conhecer pela falta de tempo. Ali contei a história do cascudo Douradinho para 45 alunos de duas turmas.

Na quinta feira mais estrada de terra... Cruzamos o rio Paranã de balsa para chegar até a Escola Henrique dos Passos Pereira, na pequena Nova Roma, que nem consta no mapa do Google ainda. Ali fomos recebidos na quadra de esportes por faixas comemorando a nossa chegada, onde 40 alunos nos esperavam cheios de perguntas e curiosidade. Na parte da tarde fomos para Iaciara, até a Escola Municipal Dom Bosco. Ali a secretaria de educação nos preparou uma verdadeira festa do livro, com estandes decoradas para a exposição dos trabalhos dos 197 alunos presentes.

Fechando a semana de muito trabalho, em Guarani de Goiás, na Escola Emerson Tavares Lopes, conversamos com 274 alunos na quadra da escola. Ainda bem que o aparelho de som estava bom! Enfim, minha voz sobreviveu a mais uma semana de Projeto Douradinho. Depois foi só voltar para Brasília e aguardar o fim de semana passar para continuar a viagem...

bottom of page