Nossa jornada mato-grossense -> primeira turnê de encontros com educadoras
top of page

Nossa jornada mato-grossense -> primeira turnê de encontros com educadoras


Um estado, 18 municípios, 12 dias, 237 educadoras e muitos aprendizados! 😍

Realizamos entre os dias 06 e 17 de maio encontros com educadoras de escolas públicas municipais e estaduais do Mato Grosso, levando a missão de incentivo a leitura e preservação dos rios.


Semeando...

Deixamos nestes municípios pastas com a nossa sementinha mais valiosa: o livro “Amiga Lata, Amigo Rio”. Estes encontros (mix de palestra, conversa e facilitação) são uma novidade de 2019 e vem para atender especialmente as educadoras, apresentar nosso projeto pedagógico e metodologia, contar o histórico do projeto, colher experiências, sonhos e motivar ações.


Os números são impressionantes, foi uma viagem muito intensa e com ótimos resultados (afinal, 18 municípios em 12 dias e mais de 2500 km percorridos), mas há também um valor oculto e sutil no que foi registrado em cada momento vivido e que deixou em nós, facilitadores desses encontros, sentimentos muito profundos de gratidão e realização.


No meio do tudo e do nada

Representando 50% dos municípios onde vamos atuar presencialmente em 2019, o Mato Grosso ocupa papel fundamental nas atividades do Projeto Douradinho este ano e, após essa jornada, também um lugar especial na parte mais subjetiva e afetiva da nossa equipe. ❤


Fomos no coração do Brasil! Um lugar onde as pessoas, o bioma e as estruturas urbanas apresentam singularidades da região, reforçando que SIM, vivemos num Brasil cheio de Brasis e isso é incrível! Para além das nuances regionais, tivemos o privilégio de fazer uma imersão mato-grossense, atravessando o estado de sul a norte, conhecendo pessoas e paisagens que muito nos ensinaram.

Tem mais!

E não vemos e hora de voltar... Após a realização desta primeira rodada de encontros, já estamos colhendo notícias sobre o desempenho das atividades sugeridas pelo projeto pelas escolas participantes. No segundo semestre teremos mais encontros muito especiais em cada município, desta vez com os alunos. Mas, por enquanto, a bola está na mão das educadoras, que tem pela frente a missão de ler o livro e plantar uma semente no futuro de suas crianças.


Estar presencialmente em cada município tem um valor imensurável para a nossa equipe. É o momento em que conhecemos a realidade local, aprendemos sobre suas especificidades e, principalmente, das relações dessas pessoas com a literatura e com seus rios. O mais legal é que tudo o que levamos conosco é reconstruido ali, a partir da experiência vivida em coletivo com as educadoras... E deixa em nós um montão de aprendizados absorvidos pelas experiências de todas que conhecemos.


Gratidão

Estamos agora nesse clima gostoso de agradecimento por cada educadora que esteve com a gente no Mato Grosso, nos energizando e preparando para mais uma importante viagem que realizaremos na próxima segunda-feira, dia 03 de Junho, desta vez em Minas, Goiás e um pulo rápido no Mato Grosso.



Acompanhe as nossa aventuras pelo Facebook e Instagram e também aqui no nosso blog.

bottom of page